a
O Portal do Posto de Gasolina na Internet
Notícias
Marketing
Gestão
Negócios
Advocacia
Contabilidade
Dicas
Legislação
Guia de Compras
Pesquisas
Links

 


Características das instalações do posto sob o ponto de vista contaminação ambiental - Bombas de abastecimento

Fonte: CETESB



- Inspeção em unidade de abastecimento
com destaque para vazamento de produto

São freqüentes os vazamentos de combustíveis nessas unidades, também denominadas bombas de abastecimento, a partir das conexões que integram o sistema de bombeamento e abastecimento dos produtos. Em muitos casos, é possível observar o jorro ou o gotejamento de produto, mesmo estando o equipamento inoperante. Em alguns casos, o simples acionamento do bico de abastecimento é suficiente para a visualização do vazamento do combustível pelas conexões.

A presença de produto impregnado no solo ou na areia existente na base das unidades de abastecimento é um forte indício de vazamentos anteriores ou em curso, seja pela falta de estanqueidade nas conexões ou pelo derramamento de produto durante as operações de reparos nas tubulações ou nas partes mecânicas dos equipamentos. Um bom indicativo da existência de vazamentos nas unidades de abastecimento é a presença de sinais de desgastes na pintura externa dos seus painéis, provocados pela ação do contato direto do produto.

Quase sempre, os vazamentos por perda de estanqueidade nas unidades de abastecimento não são detectados a partir do controle de estoque manual ou da grande maioria dos sistemas eletrônicos de detecção instalados nos integrada.


- Esses vazamentos, ainda que em pequenas proporções, normalmente geram grandes contaminações do subsolo, por longos períodos de tempo, motivo pelo qual recomenda-se a utilização das câmaras de contenção, confeccionadas em material impermeável, sob as unidades de abastecimento, as quais impedem o contato direto do produto vazado com o solo e indicam qualquer vazamento, através de sensores instalados em seu interior.

Operacional

Compra de Posto
Ambiental


     
 
Atenção: permitido o uso do conteúdo desde que citados a fonte e o autor, conforme o artigo 46 da Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.