a
O Portal do Posto de Gasolina na Internet
Notícias
Marketing
Gestão
Negócios
Advocacia
Contabilidade
Dicas
Legislação
Guia de Compras
Pesquisas
Links

 


Características das instalações do posto sob o ponto de vista contaminação ambiental - Válvulas extratoras

Fonte: CETESB



- Detalhe de válvula extratora

Também denominadas válvulas de pé, são válvulas situadas no interior dos tanques, no final da tubulação de extração do combustível para as unidades de abastecimento e com a parte superior, externa ao tanque, normalmente protegida por uma câmara de calçada.

As manutenções das válvulas extratoras podem ocorrer com freqüência, devido ao seu entupimento, sendo necessária sua remoção. Caso as válvulas extratoras não sejam adequadamente reinstaladas em seus locais de origem, podem ocorrer vazamentos, os quais podem ser visualmente detectados pela presença de produto impregnado na parte superior da válvula abastecimento ou impregnado no solo, ao redor e no interior da câmara de calçada.

Atualmente, as válvulas extratoras estão sendo eliminadas e substituídas por válvulas de retenção, localizadas junto à base das unidades de abastecimento, as quais mantém as linhas constantemente com produto em seu interior e, em caso de perda da estanqueidade da linha, permitem o retorno do produto até o tanque de armazenamento.

Operacional

Compra de Posto
Ambiental


     
 
Atenção: permitido o uso do conteúdo desde que citados a fonte e o autor, conforme o artigo 46 da Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.