a
O Portal do Posto de Gasolina na Internet
Notícias
Marketing
Gestão
Negócios
Advocacia
Contabilidade
Dicas
Legislação
Guia de Compras
Pesquisas
Links

 


Características das instalações do posto sob o ponto de vista contaminação ambiental - Filtro de óleo diesel

Fonte: CETESB



Filtro de diesel - ponto normalmente sujeito a vazamentos

Os filtros especialmente destinados à depuração do óleo diesel, são equipamentos intermediários entre os tanques de armazenamento e as unidades de abastecimento, os quais, quase sempre, apresentam vazamentos do produto.

As conexões dos filtros estão sujeitas à perda de produto, devido aos constantes reparos, uma vez que as conexões podem não ser bem adaptadas e apertadas adequadamente. Os vazamentos podem ser visualmente detectados, pela impregnação externa do equipamento, das suas tubulações expostas e do piso em seu redor. Atualmente existem disponíveis no mercado câmaras de contenção para unidades filtrantes, cujas características são similares às demais câmaras utilizadas nos SASC´s.

São comuns os vazamentos nas linhas que interligam o reservatório de armazenamento de óleo diesel do filtro às unidades de abastecimento, os quais, geralmente, acarretam a perda de produto, pois as mesmas trabalham com pressão. Um forte indicativo da ocorrência de vazamentos nas linhas é o acionamento automático da bomba de sucção do filtro, que extrai o óleo diesel do tanque subterrâneo, sem que esteja ocorrendo o abastecimento de veículos com o produto, no estabelecimento. Isto ocorre porque, com a diminuição do volume de produto armazenado no reservatório do filtro, a bomba de sucção é acionada, para repor o produto no reservatório.


Operacional

Compra de Posto
Ambiental


     
 
Atenção: permitido o uso do conteúdo desde que citados a fonte e o autor, conforme o artigo 46 da Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.