a
O Portal do Posto de Gasolina na Internet
Notícias
Marketing
Gestão
Negócios
Advocacia
Contabilidade
Dicas
Legislação
Guia de Compras
Pesquisas
Links

 

A importância do sinal na negociação

Por: Eduardo Benetti - 29/07/2002

Sempre existem dúvidas quanto ao sinal de pagamento nas negociações de postos. Claro se trata de um momento de dúvida quanto a negociação e o sinal acaba amarrando as partes.

Por outro lado o sinal facilita o bom andamento da negociação uma vez que demonstra ao vendedor o real interesse do comprador na negociação, podendo facilitar a abertura de informações confidenciais do posto.

Por outro lado também garante ao comprador o compromisso da venda, pois ver o vendedor simplesmente dizer que não vende mais é uma sensação nada agradável depois da expectativa e possíveis investimentos feitos.

Por lei, o sinal de pagamento compromete as partes com os termos de irrevogabilidade e irretratabilidade, nos quais se o comprador desistir do negócio sem motivo real e significativo perde o sinal dado e o vendedor se desistir do negócio imotivadamente perde devolve o sinal em dobro.

O sinal deve ser documentado com dados sobre a negociação e a devida qualificação das partes, e se negociado, deve prever as exceções para a perda ou devolução do sinal pago.

Procure sempre um profissional qualificado para fazer corretamente o recibo de sinal de modo a preservar as partes os direitos.

Operacional

Compra de Posto
Ambiental


     
 
Atenção: permitido o uso do conteúdo desde que citados a fonte e o autor, conforme o artigo 46 da Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.